Super User

  Para facilitar a consulta e manter a devida contextualização da documentação, seguem-se as referências do conjunto documental cedido pelo Arquivo Histórico Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros, com a devida referenciação dos documentos efectuada por temáticas, e em tudo similares ao que existe no referido arquivo. Para uma consulta mais fácil do acervo documental, bastará clicar no documento e será remetido para o mesmo.   

  Para facilitar a consulta e manter a devida contextualização da documentação, segue-se a lista dos fundos cedidos pelo Arquivo Histórico - Parlamentar da Assembleia da República, com a referenciação dos documentos que a eles pertencem. Para obter o documento faça download do mesmo no final da página. 

Escolas

 
O Programa Portugal 1914-18 visa promover e estimular a participação da população em geral e, em especial, da comunidade escolar. O portal Portugal 1914 constitui um instrumento importante, permitindo acolher e divulgar os contributos de alunos e professores.

ESCOLAS - participar

Para participar ou associar-se ao programa Portugal 1914 escreva para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. //

ESCOLAS - Ficha Técnica

Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Memórias: registar e partilhar

Tem recordações e memórias da Primeira Guerra Mundial? Quer descobrir a história de um familiar que participou na Grande Guerra ?

Quer participar no projeto História e Memórias da I Guerra Mundial em Portugal ?

Que significou a guerra para os soldados que partiram para a linha da frente, as suas famílias e todos os que ficaram em Portugal ? 

É importante contar as suas histórias e recuperar as suas memórias. O postal ou a carta de um familiar, o diário de um soldado ou os objetos que usou… conte-nos as histórias e partilhe as memórias de quem partiu para a Guerra mas também de quem ficou e sofreu os impactos do maior conflito conhecido até então. 

Conheça as Histórias e as Memórias dos soldados portugueses que participaram na Grande Guerra em http://www.portugal1914.org/portal/pt/memorias/historias

O Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com outras entidades, está a promover um projeto dedicado ao estudo e à divulgação da história e do impacto da Guerra no nosso País.

O projeto está aberto à participação das pessoas e das instituições que queiram colaborar e contribuir para aprofundar e disseminar o conhecimento sobre a história da Guerra em Portugal. Os resultados do projeto, a identificação dos seus parceiros, pessoas e instituições associados (nomeadamente municípios, escolas, arquivos, bibliotecas, museus) estão disponíveis no portal Portugal 1914-18 (www.portugal1914.org).

Um dos aspetos mais importantes para o conhecimento mais aprofundado da história e do impacto da Grande Guerra em Portugal decorre da recolha de testemunhos dos familiares dos soldados que participaram no conflito e de todos as pessoas que sofreram direta ou indiretamente os seus efeitos. 

Pretende-se através da promoção do estudo e divulgação de conteúdos de natureza diversa, incluindo, diários, cartas, fotografias e mapas, objetos, como medalhas, condecorações, fardas… mas, também, filmes e músicas, chamar a atenção para a importância do conhecimento histórico, essencial à integridade da memória da participação portuguesa no conflito de 1914-1918, parte integrante e indissociável da identidade colectiva nacional.  

Para tanto, precisamos da sua ajuda

Se tem objetos que contam uma história, fotografias que nos mostram como foi, memórias que queira partilhar, para nos ajudar a conhecer melhor a história da participação de Portugal na I Guerra Mundial escreva para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. //

O seu contacto será recebido por especialistas empenhados em conhecer as suas memórias e os seus materiais e para registar a informação e disponibilizá-la através da internet através do projeto Memórias da I Guerra Mundial 1914-1918 (https://www.facebook.com/memoriasdaguerrawww.portugal1914.org).

A par da disponibilização dessas memórias através do projecto Memórias da I Guerra Mundial  contribuirá para o projecto europeu Europeana 1914-1918 (http://www.europeana1914-1918.eu/en).

Faça História partilhando a sua