Notícias para setembro 2015
Ocorre nos dias 3 e 10 de Outubro, na Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana, o ciclo de conferências «Centenário da Grande Guerra. 1914 - 1918, que abordará temáticas diversas, do quotidiano dos soldados combatentes, aos fundamentos da beligerância portuguesa, não esquecendo a formação do Corpo Expedicionário Português e as questões de foro militar. 

A Câmara Municipal da Amadora apresenta, na Academia Militar, a Exposição “Portugal e a Grande Guerra”, entre os dias 5 de Outubro e 11 de Novembro. As visitas escolares já se encontram disponíveis para marcação. Consulte a informação, registe a sua escola e participe. 

 

A Câmara Municipal da Amadora inaugura dia 5 de Outubro, na Academia Militar da Amadora, uma nova e mais extensa apresentação da exposição Portugal e a Grande Guerra, realizada pela Assembleia da República e que ali se encontrou patente em finais de 2014. Conheça agora a nova exposição, e visite a Academia Militar na Amadora até 11 de Novembro, descobrindo assim a história da participação portuguesa na Grande Guerra. 

 

Já se encontra disponível o programa da Conferência Internacional Os Neutrais (The Neutrals), que se realizará no dia 23 de Setembro de 2015 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e que contará com conferencistas internacionais e nacionais como Maria Inès Tato, Maria Àngeles Carles Pomar, Carlos Alves Lopes, Teresa Davis e Martyna Pedzisz.
A edição de autor de Adolfo Coutinho, “Soldados Cambrenses na I Grande Guerra - de Macieira de Cambra para a Flandres” já se encontra disponível para consulta e aquisição. Parabenizamos o autor pela publicação e aguardamos boas novas no que ao seu novo projecto diz respeito: os soldados de Vale de Cambra que partiram para a Frente Africana na Grande Guerra. 
Encontra-se já à venda o livro do históriador e coleccionador António Ventura, dedicado à Primeira Guerra Mundial em Portugal, analisada e espelhada na sua própria colecção de postais dedicada a esta mesma temática. 

 

Aos poucos cresce a participação portuguesa na International Encyclopedia of the First World War. Para ser consultada sempre que quiser.