Notícias para fevereiro 2016
Legenda: O caça-minasRobertoIvensfundeado no Tejo, à esquerda. – Arquivo Fotográfico do Museu de Marinha
 
O destroço do caça-minas «Roberto Ivens», afundado durante a Primeira Guerra Mundial na barra do rio Tejo, foi localizado. A descoberta inscreve-se na preparação do programa de atividades destinado a assinalar o centenário da entrada de Portugal na Grande Guerra.

 

 

A primeira sessão do ciclo de debates sobre História ao Fim do Dia ocorrerá já amanhã, dia 25 de Fevereiro na Amadora, na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, às 18h30, com Ana Paula Pires e «Portugal e a Grande Guerra: Contextualização». A entrada é livre. 

 

O Laboratório de História do IHC—FCSH, em parceria com a Biblioteca Escolar Pedro Nunes (Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa), dá início a um novo ciclo de palestras, dedicado a temáticas diversas da história contemporânea portuguesa. A primeira ocorrerá já no dia 10 de Março com Diogo Ferreira, e intitulada «Setubal e a Grande Guerra (1914 - 1918). A entrada é livre.

 

O Centenário da Primeira Guerra Mundial e da presença portuguesa neste conflito continua a ser um tópico quente, principalmente agora que nos aproximamos da data em que perfazem 100 anos da entrada oficial de Portugal no conflito. Razões que leverão Sérgio Neto a proferir uma palestra para os alunos da Escola Secundária José Falcão em Coimbra. Porque a juventude portuguesa necessita compreender melhor o passado para entender o seu presente e moldar o futuro. 

 

 

Ana Guerreiro, bisneta do emblemático e heróico comandante do Augusto Castilho, José Botelho de Carvalho Araíjo, apresenta-nos a «Associação Comandante Carvalho Araújo» e diz-nos como é ser bisneta dessa grande personagem da história contemporânea portuguesa, hoje tão esquecida, mencionando igualmente alguns desafios e objectivos desta nova associação, a qual será apresentada em Oeiras, no dia 18 de Maio de 2016, conjuntamente com o respectivo site institucional.

O Município de Vila Franca de Xira, através do Museu Municipal, desenvolveu um Programa Evocativo do Centenário da Grande Guerra, que visa ir além do enquadramento nacional deste acontecimento, focalizando-se em particular nos combatentes do seu concelho. Veja aqui o vídeo e adira a mais uma iniciativa de evocação da Primeira Guerra Mundial em Portugal.