Memórias da I Guerra Mundial 1914-1918

O projeto Memórias da I Guerra Mundial 1914-1918 dedica-se à identificação, recolha, estudo e divulgação de testemunhos, histórias, memórias, dos soldados que participaram na Grande Guerra e de todos quantos sofreram o seu impacto.

Pretende-se conhecer, registar e contar a história individual dos soldados que participaram no conflito e de todos os portugueses que viveram a Guerra direta ou indiretamente.

Considera-se que essa contribuição é essencial e inestimável para estudar e divulgar de forma generalizada, em palco nacional e internacional, a história da participação portuguesa na Grande Guerra e o impacto e a memória desse conflito que foi tão marcante para a história do nosso País.

A identificação e registo desses testemunhos pode realizar-se ...

- através do facebook www.facebook.com/memoriasdaguerra
-
ou do endereço de mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
- ou, presencialmente, através dos Dias da Memória

A História é feita de pessoas, compreendendo as suas dimensões individuais e colectivas.

A identificação e a divulgação de recordações, relatos, memórias, fotografias, documentos ou objectos, e das histórias que lhes estão associadas, é essencial para o aprofundamento do estudo da I Guerra em geral e, em particular, para analisar e compreender a importância desse conflito no nosso País. A compreensão e a preservação da memória são, certamente, essenciais à identidade nacional e à de cada um de nós.

Veja como colaborar e associar-se a este projecto em: Memórias: registar e partilhar

Maria Fernanda Rollo

Instituto de História Contemporânea
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Comentários

Comentar...

Últimos Artigos