Programa

24 Jan. 2014
A I Guerra Mundial representou um momento determinante, constituindo uma ruptura profunda no percurso da história contemporânea europeia e mundial, cujos efeitos fracturantes e duradouros envolveram, marcaram e determinaram muito significativamente a História de Portugal. Entre tantos outros aspectos importa recordar que entre 1914 e 1918 partiram para a Guerra mais de 100 000 soldados portugueses. Combateram em África, lutaram na Flandres. Morreram quase 8 mil homens, outros tantos ficaram feridos; 6 mil ficaram desaparecidos e mais de 7 mil foram feitos prisioneiros…

Considera-se que é imperativo estruturar um programa que nos permita memorar o centenário da I Guerra Mundial com a dignidade que a importância e o significado que a guerra teve em Portugal suscita.Nesse sentido, estimulámos e contamos com a participação de diversas instituições nacionais e temos promovido contactos com as entidades e as dinâmicas que no quadro internacional estão envolvidas em dinâmicas semelhantes quer a nível de cada país quer internacionalmente.

O Instituto de História Contemporânea (IHC) é uma unidade de investigação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa avaliada pela FCT que se dedica ao estudo, formação e divulgação da História Contemporânea em geral e da História Contemporânea de Portugal em particular.


O IHC, em colaboração com diversas instituições, está a promover um conjunto de iniciativas por ocasião do Centenário da Grande Guerra focando, em particular, a participação portuguesa e o impacto que esse primeiro conflito mundial teve em Portugal.