Notícias para junho 2015
Em 1914, Fausto de Figueiredo apresentava, em Portugal, o projecto turístico do Estoril. No mesmo ano, em Sarajevo, Francisco Fernando, o herdeiro do trono austro-húngaro era assassinado, desencadeando os acontecimentos que levariam à eclosão da Primeira Guerra Mundial. Este encontro procura analisar a relação complexa entre turismo, lazer e guerra, considerando as suas múltiplas dinâmicas - políticas, económicas, ideológicas, religiosas – e geografias, abordando-as num período temporal que vai desde o final do século XIX, até ao fim do século passado.
O Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente informou-nos recentemente que, no âmbito das Comemorações do centenário da Grande Guerra, iria levar a cabo algumas iniciativas. Entre elas salientar-se-ia a inauguração da exposição «Portugal 1914 - 1918 - Centenário da I Guerra Mundial», de que aqui já demos notícia. Mostramos agora essa mesma exposição e como os alunos contribuiram para a mesma.  

 

A Grande Guerra em África - «The Great War in Africa» - é o tema base da conferência que ocorrerá no final do mês de Junho em Stellenbsoch, na África do Sul. A mesma contará com a participação da historiadora Ana Paula Pires, do Instituto de História Contemporânea (IHC-FCSH-UNL), e dedicar-se-á a debater as questões da Primeira Guerra Mundial no continente africano, seus impactos, causas e consequências.

 

Será lançado no dia 27 de Junho, sábado, às 17h00, no Adro de Requião (junto à Igreja) o livro "Moçambique na I Guerra Mundial. Diário de um alferes-médico - Joaquim Alves Correia de Araújo - 1917-1918", organizado por Teresa Araújo e editado pelas Edições Húmus.