Notícias para janeiro 2015

Os professores do Agrupamento de Escolas Reynaldo dos Santos, situado em Vila Franca de Xira, resolveram desafiar os seus alunos e registaram as suas respostas, bem como as suas experiências e opiniões. Numa escola cujo patrono, o conceituado médico Reynaldo dos Santos, foi membro do Serviço de Saúde do Corpo Expedicionário Português em França, os alunos foram confrontados com a história de um conflito que necessitamos compreender e recordar cada vez mais. Levaram a cabo iniciativas diversas, relacionadas com a angariação de memórias familiares da Grande Guerra, e visitaram a exposição Portugal e a Grande GuerraPartilhamos agora as respostas dos alunos ao desafio, que tão bem reflectem o crescente interesse pelo tema da Grande Guerra e pela tão desconhecida presença portuguesa neste conflito, em África ou em França. A dinamização nas escolas é evidente. E no Agrupamento de Escolas Reynaldo dos Santos, mobiliza já muitos professores, alunos e pais. 

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos pretende assinalar com iniciativas diversas a efeméride do centenário da I Guerra Mundial. Razão pela qual se encontra a preparar uma exposição sobre a presença de diversos dos seus combatentes na Grande Guerra. Como tal, procura registar e utilizar material inédito, na posse dos familiares, que será alvo de tratamento e registo, sendo posteriormente devolvido às famílias e detentores originais. Leia a notícia, adira e ajude nesta excelente iniciativa de procura e registo dessa história tão esquecida que é a história local. 

 

Já sabe da novidade? A exposição «Portugal na Grande Guerra» estará patente na Casa dos Cubos a partir de 7 de Fevereiro. Estamos à sua espera. Aguardamos pela sua visita.

 

Foi talvez a iniciativa mais marcante em que a equipa IHC para a evocação do Centenário da Grande Guerra trabalhou durante o ano de 2014. Após a organização de uma exposição fantástica, os Dias da Memória, que ocorreram igualmente na Assembleia da República, levaram-nos a compreender quão importante é o trabalho de evocar, relembrar e honrar a memória dos que combateram neste conflito. Recordamos agora alguns dos momentos dos Dias da Memória, de 17 a 19 de Outubro de 2014.

 

No âmbito da evocação do Centenário da Grande Guerra, a Assembleia da República realizará no dia 20 de Janeiro às 15h00 a iniciativa Café História subordinado à temática "Portugal e a Grande Guerra: História e Memória". Nesta iniciativa participarão académicos e instituições, arquivos, escolas, alunos e professores. 
Uma história, uma entrevista, um achado para o Europeana Sounds. Os Dias da Memória já chegaram a esta plataforma, repositório da herança sonora europeia. Visite e escute por si. 

 

A Liga dos Combatentes, na pessoa do seu presidente, o exm.º Sr. General Joaquim Chito Rodrigues, tem a honra de convidar para a inauguração da Exposição "O Fado Português e a Grande Guerra" de Domingos Camponês, pelas 17h00 de 23 de Janeiro de 2015, no Museu do Combatente/Forte do Bom Sucesso em Belém. Temos aqui o prazer de anunciar a mesma, bem como fazer eco deste convite que amavelmente nos fizeram chegar.

A Biblioteca Municipal de Faro vai acolher, de 5 a 31 de janeiro, a exposição fotográfica «O Soldado Português na Primeira Grande Guerra», evocando o centenário do conflito.
O Instituto Internacional de Macau tem o prazer de convidar para a apresentação do livro "China na Grande Guerra - A Conquista da Nova Identidade Internacional".