Notícias para outubro 2015
A comunicade estudantil portuguesa continua a descobrir a Grande Guerra e a presença portuguesa no conflito. A descoberta faz-se dentro das salas de aula mas também através de palestras, workshops e conferências, como a que foi efectuada no Agrupamento de Escolas de Montenegro (Faro) pelo Sargento-chefe Luciano do Nascimento Viegas Chagas

 

As memórias dolorosas e tão esquecidas dos combatentes portugueses na Moçambique da Grande Guerra são os alicerces do novo livro de Manuel Carvalho, agora lançado, «A guerra que Portugal quis esquecer». O mesmo nasceu na série de reportagens homónima, com a qual o autor venceu em 2015 o Prémio Gazeta de Imprensa, e que viria a complementar, para que hoje todos possamos ler sobre as vivências destes soldados da Grande Guerra e o esquecimento a que foram votados. 

 

Nos dias 16 e 17 de Outubro de 2015, na Academia Militar da Amadora, tiveram lugar mais uns Dias da Memória, um projecto coordenado pelo Instituto de História Contemporânea (IHC), que já ocorreu anteriormente na Assembleia da República e na Casa dos Cubos em Tomar. Este foi mais um evento, portador de espólio até agora desconhecido, trazido até nós por vários familiares e apaixonados pelas temáticas da Grande Guerra em Portugal. 
Estão para breve os Dias da Memória na Academia Militar, Amadora. Tem recordações ou memórias da Primeira Guerra Mundial? Venha ter connosco. Vamos conversar consigo, registar as suas histórias, fotografar e digitalizar as suas fotografias, postais e objectos... Venha construir a História da Grande Guerra connosco. E visite a exposição «Portugal e a Grande Guerra». A entrada é livre. 

 

A Câmara Municipal da Amadora apresenta, até 11 de novembro, na Academia Militar, «Portugal e a Grande Guerra», uma das maiores exposições realizadas em Portugal, sobre este tema. A entrada é livre.
Foi inaugurada no dia 5 de Outubro, em Oliveira de Azeméis, a exposição «Portugal e a Grande Guerra», numa parceria entre a Câmara Municipal, a Direção de História e Cultura Militar (DHCM) e o Museu Militar de Lisboa. A mesma estará patente na Galeria Tomás Costa até ao dia 25 de Outubro de 2015.