Inauguração 21 de Abril de 2017, às 16h00 na Biblioteca Municipal

Inauguração 21 de Abril de 2017, às 16h00 na Biblioteca Municipal

O destroço do caça-minas Roberto Ivens foi incluído na lista de destroços do programa ADOPT A WRECK da britânica Nautical Archaeology Society, tendo como entidade adoptante o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa.

Da autoria do Coronel Nuno Mira Vaz, o livro «Portugal, os portugueses, as opiniões públicas e a guerra de 1914-18» será lançado no dia 19 de Novembro de 2016 pelas 16 horas no Museu Nacional Grão Vasco em Viseu.

No âmbito da evocação dos 100 anos da Primeira Grande Guerra, o Município da Figueira da Foz em parceria/colaboração com IHC-FCSH/NOVA e Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20-UC) considera essencial realizar no próximo dia 12 de Novembro, às 15h00, no Auditório Municipal, uma reflexão sobre a problemática da Guerra e Propaganda na Primeira Grande Guerra. 

Constância assinala os 100 anos da Parada de Montalvo com um programa de dois dias dedicados ao debate e à informação relativa à presença do Ribatejo na Grande Guerra. 

Exposição do Museu de Angra do Heroísmo recupera a memória do Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira. 
 

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, inaugurou dia 5 de Outubro às 16 horas a Exposição "Sousa Lopes: o traço das trincheiras". Veja aqui as imagens desta inauguração. A exposição está patente até 30 de Outubro. A entrada é livre.

Nos dias 30 de Setembro e 1 de Outubro de 2016 decorre em Lisboa e em Vila Franca de Xira o Colóquio "Outros Olhares Sobre a Grande Guerra", uma parceria do IHC com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira para as evocações da Grande Guerra em 2016.

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, em parceria com o Museu Militar de Lisboa, inaugura dia 5 de Outubro às 16 horas a Exposição "Sousa Lopes: o traço das trincheiras".  

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e o Instituto de História Contemporânea, parceiros no programa de Evocação do IHC dedicado à Grande Guerra em Portugal, realizarão nos dias 16 e 17 de Setembro de 2016 o evento "Dias da Memória", dedicados à memória da Primeira Guerra Mundial e da participação vilafranquese neste confito. O evento de recolha ocorrerá no Museu da Cidade, entre as 10h00 e as 17h00.

Inaugurada no dia 28 de maio, a exposição estará patente ao público até ao dia 2 de outubro de 2016. Núcleo-Sede do Museu Municipal de Vila Franca de Xira. Entrada Gratuita.

Já se encontra disponivel o programa da Conferência "O Movimento Olímpico e as Guerras", que se realiza no Comité Olímpico de Portugal nos dias 5 e 6 de Julho de 2016. E a Grande Guerra também será contemplada. 

O Correio dos Açores dá a notícia do surgimento em Lisboa da Associação Comandante Carvalho Araújo, que recorda e homenageia a heroica actuação deste mesmo comandante ao largo de São Miguel em 1918. Leia a notícia aqui, no Portugal 1914.

O Seminário "Diplomacia na Grande Guerra: Cem anos da entrada de Portugal na Primeira Guerra Mundial" ocorrerá dia 15 de Abril às 09:00 no Ministério dos Negócios Estrangeiros (Biblioteca da Rainha). 

O Laboratório de História do IHC—FCSH, em parceria com a Biblioteca Escolar Pedro Nunes (Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa), dá início a um novo ciclo de palestras, dedicado a temáticas diversas da história contemporânea portuguesa. A primeira ocorrerá já no dia 10 de Março com Diogo Ferreira, e intitulada «Setubal e a Grande Guerra (1914 - 1918). A entrada é livre.

Seminário Internacional “Entradas na Guerra. A Entrada de Pequenas e Médias Potências na I Guerra Mundial” 30 de março de 2016 com a presença de Annika Mombauer. Programa já disponível.