Decorria o ano de 1918, e concorrendo para a Presidência da República, Sidónio Pais abandona o local onde exerceu o seu direito de voto, em Belém.

Numa trincheira portuguesa, alguns soldados fotografados num momento de descanso.

Tenda Bessoneau, utilizada em 1918 pelo exército português e de fabrico francês, onde o pessoal médico dos Serviços de Saúde do C.E.P. atenderiam pacientes portugueses.

O Centro de História da Universidade de Lisboa, em conjunto com a Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, anuncia o seu I Curso «A Grande Guerra 1914 - 1918», que se realizará todas as terças-feiras, de 6 de Maio a 3 de Junho de 2014.

Dia 23 de Abril de 2014 abrirá ao público o Quartel do Carmo em Lisboa, no âmbito do 103º Aniversário da GNR. Este ano, em que se comemora o 40º Aniversário do 25 de Abril, a Guarda Nacional Republicana não esqueceu igualmente de evocar a Grande Guerra e a participação portuguesa no conflito, com parte da sua exposição dedicada àquela grande conflagração.

O Arquivo Histórico Militar desenvolveu e lançou recentemente o seu portal «Memorial aos Mortos na Grande Guerra». O AHM, instituição de recolha e salvaguarda de grande parte da informação relacionada com os teatros de operações militares portugueses, e que detem muitos dos arquivos relativos à Primeira Guerra Mundial, continua assim o seu labor de disponibilização online de informação relacionada com os espaços, o contexto e os homens na grande conflagração, permitindo ao público obter informação diversa, centralizada numa única plataforma de utilização intuitiva, e que inclui ainda um motor de pesquisa por combatente, que nos apresenta os nomes daqueles que faleceram naquele conflito.

Realiza-se nos dias 7 e 8 de Maio em Barcelona, na Universidade Autónoma, Faculdade de Filosofia e Letras, o Congresso Internacional «La Gran Guerra y sus consecuencias». Aqui apresentamos o programa definitivo do evento, para consulta dos interessados.

Encontra-se aberto até dia 30 de Junho de 2014 o Call for Papers para a Conferência «Neutral Italy 1914 - 1915», a realizar em Dezembro do mesmo ano em Itália, na Universidade Luiss Guido Carli, em Roma.

Leixões receberá nos dias 11 e 12 de Dezembro de 2014 a Conferência Internacional «Os Portos e a Guerra». Encontra-se aberto o Call for Papers para este evento, organizado pelo grupo Portos e Cidades Portuárias do Instituto de História Contemporãnea e pelo Instituto de Dinâmica do Espaço. O prazo limite do Call for Papers é dia 15 de Junho de 2014.

Os grupos de investigación en Literatura contemporánea, Teoria de la literatura y Literatura comparada e História, Memória e identidades da Universidade de Girona organizam em 24, 25 e 26 de Setembro de 2014 o Congresso Internacional «Una guerra civil de palabras: el impacto cultural de la Gran Guerra en Cataluña, España y Europa», que contará com diversos especialistas, incluíndo a historiadora e membro do Instituto de História Contemporânea Ana Paula Pires.

 

“1914 – Portugal no ano da grande guerra” é o mais recente livro do jornalista do semanário Expresso Ricardo Marques que chegou hoje às bancas com a chancela da Oficina do Livro.

Nos dias 9 e 10 de Outubro terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto o encontro «A Grande Guerra (1914-18): Problemáticas e Representações». Encontra-se aberto Call for Papers até dia 31 de Maio de 2014.

Seguindo a bordo de navios da Empresa Nacional de Navegação, tropas para reforço dos contingentes da África Oriental que, de forma organizada, se preparam para entrar nos navios e partir.

Perto da frente portuguesa, no cemitério da Rue du Bois, repousariam soldados portugueses, decorria o ano de 1918.

Esta aberto o Call for Papers para a Conferência Anual da Women´s History Network, com o título Home Fonts: Gender, War and Conflict, que se realizará de 5 a 7 de Setembro na Universidade de Worcester.

Hoje, na Fnac do Chiado, às 18 horas, terá lugar a Tertúlia 100 anos da Grande Guerra, moderada por Sérgio Veludo Coelho.

Está aberto o Call for Papers para a Conferência Internacional «The Culture of Peace in Europe During the Greart War», que decorrerá na Universidade de Sevilha entre os dias 26 e 27 de Novembro de 2014. O prazo limite para a apresentação de propostas é 15 de Junho de 2014.

Dia 24 de Março inaugura no Museu do Combatente - Forte do Bom Sucesso a exposição hiper-realista «A Trincheira». O museu albergará igualmente uma Exposição Fotográfica subordinada ao tema da Grande Guerra.

A Direcção de História e Cultura Militar (DHCM) está de parabéns pelo seu 55º Aniversário. E pelo relançamento de um dos mais interessantes autores da época, Augusto Casimiro, com o seu livro «Nas trincheiras da Flandres - 1917», em parceria com a Quartzo Editora.