Dias da Memória

Faça História partilhando a sua

Tem recordações e memórias da Primeira Guerra Mundial?

O postal ou a carta de um familiar, o diário de um soldado ou os objectos que usou… conte-nos as histórias e partilhe as memórias de quem partiu para a Guerra mas também de quem ficou e sofreu os impactos do maior conflito conhecido até então.   

O programa do colóquio «A Grande Guerra (1914-18): Problemáticas e Representações» já se encontra disponível.

Leixões receberá nos dias 11 e 12 de Dezembro de 2014 a Conferência Internacional «Os Portos e a Guerra». Encontra-se aberto o Call for Papers para este evento, organizado pelo grupo Portos e Cidades Portuárias do Instituto de História Contemporãnea e pelo Instituto de Dinâmica do Espaço. O prazo limite do Call for Papers é dia 30 de Setembro de 2014.

Pelo Centenário da Grande Guerra, o Museu Bordalo Pinheiro recorda Menezes Ferreira, oficial do exército Português, que esteve no conflito, o qual descreveu e o qual desenhou. A partir de amanhã, a não perder.

Dois soldados do C.E.P. mostram como se utilizavam os lança morteiros, para atingir as linhas inimigas.

Decorria o ano de 1918, e concorrendo para a Presidência da República, Sidónio Pais abandona o local onde exerceu o seu direito de voto, em Belém.

Carros a serem desembarcados, junto com outro material, à chegada ao porto em França em Abril/Maio de 1917. Depois do desembarque dos homens era necessário retirar dos navios todo o apoio logístico dos mesmos.

A Assembleia da República assinala o Centenário da I Guerra Mundial com um conjunto de iniciativas que se iniciarão em Outubro de 2014 e prosseguirão até 2018. 

Um soldado de Infantaria 24, que viajou em comboio proveniente de Aveiro com os seus camaradas, escreve umas últimas palavras à familia.

Comboio automóvel militar estacionado junto à Quinta da Fidalga, na Agualva, durante os treinos militares de 1916.

Uma enfermeira da Cruz Vermelha Portuguesa, a trabalhar no Hospital Temporário da Junqueira, efectua um curativo a um ferido de guerra, internado naquela instituição hospitalar.

Um divertido grupo de soldados sinaleiros do Corpo de Artilharia Pesada pousa para a câmara enquanto faziam o seu treinamento em Inglaterra nos inícios de 1918.

Grupo de sargentos portugueses, em descanso, perto da linha da frente, pousando durante uma refeição.

Após o treinamento final do C.E.P. em campos ingleses, as tropas portugueses estão prontas para partir para a frente de batalha. Nesta fotografia observamos os oficiais ingleses e portugueses que fazem a inspecção das tropas.