Francisca Pires, aluna na Escola Básica e Secundária Passos Manuel em Lisboa, perguntou-se um dia sobre qual o papel da Mulher Portuguesa na Primeira Guerra Mundial. Com a pergunta nasceria este trabalho para a disciplina de História do 9º ano, em que se decidiu dar respostas às ânsias de saber e conhecimento que tinha. 

A Câmara Municipal de Faro, parceiro no nosso Portugal 1914 e nas actividades relacionadas com o IHC e a evocação do Centenário da Grande Guerra, lançam o desafio a todos os habitantes de Faro ou familiares de combatentes que partiram para África e França por Faro. E o mote é: «Ajude a enriquecer a nossa história, perpetuando-a pelas novas gerações». Divulgue, partilhe e adira a esta iniciativa. 

A Câmara Municipal de Lagos evoca a Grande Guerra com um programa abrangente, de 11 de Novembro a 13 de Dezembro de 2014. Não perca. Consulte o programa no nosso portal.  

A FCSH-UNL receberá, nos dias 24 e 25 uma conferência internacional dedicada aos Prisioneiros de Guerra durante o século XX. O programa já se encontra disponível. A não perder.

Os «Dias da Memória» unem os municípios portugueses ao redor das Histórias e Memórias dos nossos combatentes. E, embora já tenham passado, continuam a unir todos os que continuam a querer partilhar as memórias dos combatentes portugueses na Primeira Guerra Mundial. 

No dia 18 de Novembro ocorrerá o lançamento do nº 66 da Ler História, dedicado à Grande Guerra. E o convite está lançado. Apareça!

13 filmes, 13 realizadores, 13 pontos de vista, de 1914 até 2014. 

Londres, 11 de Novembro de 2014. A última papoila cerâmica foi hoje colocada no memorial da Torre de Londres, em recordação dos que pereceram na Primeira Guerra Mundial. 

Todos os anos a Austrália recorda o Dia do Armistício. Este ano não foi excepção, mas está marcado de um maior simbolísmo, devido às evocações dos 100 anos do início do conflito que terminou em 11 de Novembro de 1918.

Desde a morte dos últimos combatentes franceses na Primeira Guerra Mundial, a França passou a recordar o Dia do Armistício homenageando os soldados mortos pelo país no ano em curso. Este ano recordam-se os soldados vindos do Mali. 

11 de Novembro de 1918 - 11 de Novembro de 2014. O Dia do Armistício é hoje recordado por todo o mundo. França une-se às evocações recordando 580.000 soldados.

Coimbra evoca a dor da Grande Guerra através de um ciclo de conferências intutulado O Povo e a Dor – Centenário da Primeira Guerra Mundial. Consulte aqui o programa. 


Realiza-se em Kinshasa, de 17 a 20 de Novembro, o colóquio "Les Congolais et la Première Guerre Mondiale", com o patrocínio do Presidente da República Democrática do Congo, Joseph Kabila Kabange.

A parceria entre Ponte de Lima e o Instituto de História Contemporânea apela à participação de todos os limianos. O Arquivo Municipal de Ponte de Lima recolherá as memórias de todos os que desejarem participar neste projecto.

O Arquivo Nacional - Torre do Tombo em Lisboa recorda a todos os seus utilizadores que a Grande Guerra também se inclui no seu fantástico espólio. A recordar. 

Foram dias fantásticos os que vivemos entre 17 e 19 de Outubro, na Assembleia da República. Nunca Portugal tivera um Collection Day. Chamámos-lhe Dias da Memória. E pedimos que nos viessem procurar na Assembleia da República. A adesão foi muito boa e continua. Continuam a chegar histórias e memórias dos nossos combatentes ao nosso email, ao nosso Facebook, ao IHC... Decidimos, pois, contar um pouco mais sobre como foi, onde foi e como funcionou os Dias da Memória. Façam esta viagem connosco! Recordemos os dias que foram Dias da Memória!

Ponte de Lima recorda os seus combatentes na Grande Guerra. «Os limianos na Grande Guerra» é uma exposição que se encontrará patente até 31 de Dezembro e que urge visitar para compreender a presença de Ponte de Lima nesta grande conflagração. 

Sábado, dia 1 de Novembro de 2014 - Cerimónia Evocativa do Centenário da Grande Guerra em Condeixa-a-Nova.