No âmbito da Semana da Educação do concelho da Marinha Grande, o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente inaugura dia 9 de Maio a exposição Portugal 1914 - 1918, cedida pelo Museu Militar de Lisboa.  

Dia 8 de Maio, às 15h00, o Museu Militar do Porto recebe a conferência Metralhadora Ligeira - um imperativo táctivo e Uniformes do Exército Português, proferidas respectivamente pelo Dr. Jaime Regalado e pelo Prof. Doutor Pedro Soares Branco. A não perder.

Realiza-se amanhã, 24 de Abril de 2015, pelas 21 horas, a conferência "Portugal na Grande Guerra - Mitos e Realidades", proferida pelo Dr. Sérgio Veludo Coelho. A não perder.

Ana de Castro Osório, escritora, pedagoga, jornalista, feminista e republicana portuguesa, que apresenta papel de destaque durante os anos da Grande Guerra, será homenageada no dia 16 de Abril de 2015 na FCSH-UNL, por ocasião dos 80 anos da sua morte. 

Recordemos. Hoje é o 97º Aniversário da Batalha de La Lys. Recordamos aqui os que nela combateram, foram capturados, feridos, gaseados. Os que necessitaram fugir ao horror e os que tal não conseguiram fazer... Os caídos, os desaparecidos, os que nela pereceram... Recordemos os combatentes portugueses. Recordemos todos eles. Desta e de todas as batalhas, em todos os teatros de operações da Primeira Guerra Mundial. Por dever de Memória!

No âmbito do Ciclo de Conferências sobre "Portugal na Grande Guerra", o IDN recebe a 23 de Abril de 2015 Daniela Luigia Caglioti, com a conferência "War and Citizenship. Enemy Aliens and the Redrawing of the Boundaries of Citizenship in World War I". 

Inaugura no dia 27 de Março no Porto a mostra documental «Quotidianos Portuenses em contexto de Guerra», com uma conferência inaugural subordinada ao mesmo tema.. A não perder.

A Câmara Municipal de Serpa, parceira do Instituto de História Contemporânea para as evocações do Centenário da Primeira Guerra Mundial, procura as suas Histórias e Memórias. Ajude-nos a divulgar. 

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, parceira do nosso portal IHC, anuncia que a 10 de Abril de 2015 ocorrerá a conferência "Erros e Ilusões normais sobre o CEP e o 9 de Abril", dedicada ao 9 de Abril de 1918 e à batalha de La Lys.

Inaugura dia 9 de Março a exposição Sob Guerra - Gaia no Feminino (1914 - 1918), na Sala Polivalente do Arquivo Municipal Sophia Mello Breyner.

Já se encontra disponível o programa da conferência Globalising and Localising the Great War, com a presença da historiadora portuguesa Ana Paula Pires, que levará a Oxford as questões do Império Português em África e o impacto sobre o mesmo da Primeira Guerra Mundial.

O Congresso Internacional associado às comemorações do centenário da Grande Guerra, nos dias 14, 15 e 16 de outubro de 2015, vai ter lugar na Escola Naval portuguesa.

Contamos com a presença do conferencista convidado Prof John Hattendorf, figura de referência no mundo da História Marítima, catedrático do Departamento de História Marítima no Naval War College.

Já conhece os combatentes de Almeirim na Grande Guerra? Senão, procure o blog/projecto "Almeirinenses na Primeira Grande Guerra 1914/18 - 2018".

O Jornal o Templário dedica uma das suas páginas à inauguração da exposição "Portugal e a Grande Guerra". 

A HP Portugal, lider em tecnologias informáticas e suporte tecnológico é parceira Dias da Memória em Tomar, fornecendo material informático e de suporte/digitalização.

Os Dias da Memória já estão em Tomar. Venha visitar-nos hoje até às 22 horas e amanhã das 10h às 18h

Realiza-se na Maia, dia 20 de Fevereiro de 2015, a palestra «A alimentação nas trincheiras», integrada no ciclo de palestras projeto "A Maia e os Maiatos na Grande Guerra".

  Cristina Barcoso Lourenço, professora de História no Agrupamento de Escolas de Montenegro fez chegar até ao nosso projecto ESCOLAS algumas fotografias, textos e um vídeo, material que colectou e que tão bem reflecte o interesse particular dos seus alunos pela temática da participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial, demonstrando que aprender é também algo de muito divertido.  

O Instituto da Defesa Nacional vai realizar no dia 11 de fevereiro de 2015, às 11h15, a segunda sessão do Ciclo de Conferências sobre “Portugal na Grande Guerra”. Esta sessão terá como conferencista o historiador Javier Ponce Marrero, Professor titular da Universidade de las Palmas, Gran Canaria, tendo por tema "España en la Primera Guerra Mundial: ¿Neutralidad?"