II Encontro Anual A Europa no Mundo - A Europa entre Guerras (1919 - 1939)

Data: 03 Abril 2014, - 04 Abril 2014
Local : LISBOA | FCSH-UNL
 
 

Às 11h do dia 18 de Novembro de 1918 a Europa celebrou o fim da Grande Guerra.


Quatro anos de conflito tinham deixado marcas profundas no continente europeu, transformando a ordem política internacional. Era uma Europa e um mundo diferentes aqueles que então se reerguiam dos escombros do conflito: por um lado, os principais impérios europeus, que tinham entrado na guerra - o russo, o alemão, o austro-húngaro e o turco-otomano - tinham desaparecido, dando origem ao nascimento de novos Estados independentes como a Áustria, a Hungria, a Finlândia, a Checoslováquia ou a Polónia; por outro, a paisagem europeia tinha ficado indelevelmente transformada com cidades destruídas, colheitas arruinadas, comunicações interrompidas e milhões de pessoas desalojadas.

Do outro lado do Atlântico, os Estados Unidos da América surgiam como credores de uma Europa ferida, assumindo-se como principal potência económica e financeira mundial e consolidando a certeza de que o “Velho Continente” já não era o centro do mundo.

O Tratado de Versalhes, assinado no ano seguinte, consagraria uma “paz artificial”, exemplo vivo de que unidade europeia e a celebração de acordos políticos nem sempre eram sinónimos e que a Europa da belle époque tinha desaparecido para sempre. O direito à soberania, por outro lado, presente nos 14 pontos apresentados pelo presidente norte-americano Woodrow Wilson, em 1918, embora sem qualquer aplicação prática imediata, acabaria, por ser incorporado no discurso da III Internacional, que o encarou desde o início como um aliado na luta contra o sistema económico capitalista. Por esta altura o jamaicano Marcus Garvey iniciava a publicação no bairro de Harlem, em Nova Iorque, do semanário Negro World (1918-1933), exaltando o orgulho da raça negra e defendendo o regresso a África.
Entretanto, o crash nova-iorquino e a Grande Depressão envolviam o mundo capitalista na maior crise até então conhecida, compondo o território onde os múltiplos autoritarismos atirariam a Humanidade para uma nova conflagração à escala planetária.

O II Encontro A Europa no Mundo será dedicado ao estudo, análise, debate e interpretação das transformações políticas, económicas, sociais e culturais ocorridas na Europa durante o período entre guerras.

Informações adicionais

 Programa disponível em:


http://www.ihc.fcsh.unl.pt/images/ENCONTROS%20CIENTIFICOS/Europa_03Marco.pdf


Organização:

Maria Fernanda Rollo (IHC- FCSH)
Maria Manuela Tavares Ribeiro (CEIS20 e FLUC)
Ana Paula Pires (IHC-FCSH), Alice Cunha (IHC-FCSH)
Isabel Valente (CEIS20)

Voltar

Calendário

Abril 2024
D S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4

Pesquisa

Selecionar categoria