Notícias para janeiro 2016
Enquanto viviamos em guerra, Portugal veria nascer um movimento que marcaria o seu tempo, e que faz agora 100 anos. A mostra «No Centenário da Cruzada das Mulheres Portuguesas», patente na Biblioteca Nacional de Portugal de 28 de Janeiro a 30 de Abril, recorda-nos exactamente o papel da Cruzada das Mulheres Portuguesas durante a guerra, bem como o seu futuro depois de finda a conflagração.

 

No âmbito da evocação do centenário da Grande Guerra, a professora Cristina Barcoso Lourenço solicitou aos seus alunos do 9º ano, turma D, que procedessem a uma pesquisa sobre a vida dos soldados nas trincheiras, na frente ocidental, e escrevessem um postal ou carta a um familiar ou amigo. O resultado pode agora ser visto por outros alunos, professoras, pais e por todos os que querem saber um pouco mais acerca da Grande Guerra, bem como a forma como os nossos jovens observam esta época e a apre(e)ndem.

 

A partir de 21 de Janeiro de 2016 a Biblioteca Nacional de Portugal apresentará a mostra «Os Intelectuais Portugueses e a Guerra 1914 - 1918». Com inauguração marcada para as 18 horas, estra mostra possui um catálogo que apresenta diversos textos, de vários especialistas, entre eles investigadores como Luís Trindade, Maria Fernanda Rollo, Ana Paula Pires ou Carla Baptista. Luís Augusto Costa Dias, seu comissário, partilha connosco o que foi a experiência de falar nestes intelectuais e nesta época da historiografia contemporânea portuguesa.
É bem verdade que imagem escolhida para cartaz data de 1936, e nos remete para os Jogos Olímpicos em Berlim, evocando mais a 2ª Guerra Mundial do que o primeiro conflito, vivido alguns anos antes. Contudo, o Congresso Internacional "O Movimento Olímpico e as Guerras. Olimpismo, Propaganda, Boicotes e Terrorismo" não esqueceu os 100 anos da Grande Guerra. O seu Call for Papers apela para o conhecimento do impacto de todas as guerras no olimpismo, incluso o da Grande Conflagração. O site Portugal 1914 parabeniza a organização e apela à participação. 

 

Chamada às comunicações para o Congresso Internacional "As Mulheres e as Guerras no Mundo Contemporâneo", que pode contemplar temáticas diversas, incluindo as que se encontrem relacionadas com a Grande Guerra e a sua cronologia, agora mundialmente evocada. O call for papers encontra-se aberto até 15 de Junho de 2016.