Notícias para fevereiro 2015
O Congresso Internacional associado às comemorações do centenário da Grande Guerra, nos dias 14, 15 e 16 de outubro de 2015, vai ter lugar na Escola Naval portuguesa.

Contamos com a presença do conferencista convidado Prof John Hattendorf, figura de referência no mundo da História Marítima, catedrático do Departamento de História Marítima no Naval War College.
Já conhece os combatentes de Almeirim na Grande Guerra? Senão, procure o blog/projecto "Almeirinenses na Primeira Grande Guerra 1914/18 - 2018".
O Jornal o Templário dedica uma das suas páginas à inauguração da exposição "Portugal e a Grande Guerra". 
A HP Portugal, lider em tecnologias informáticas e suporte tecnológico é parceira Dias da Memória em Tomar, fornecendo material informático e de suporte/digitalização.
Os Dias da Memória já estão em Tomar. Venha visitar-nos hoje até às 22 horas e amanhã das 10h às 18h
Realiza-se na Maia, dia 20 de Fevereiro de 2015, a palestra «A alimentação nas trincheiras», integrada no ciclo de palestras projeto "A Maia e os Maiatos na Grande Guerra".
Vídeo escolar sobre a Primeira Guerra Mundial produzido por 3 alunos, Álvaro, Diogo e Gabriel, do 9ºC do Agrupamento de Escolas de Montenegro, no âmbito da evocação do Centenário da Primeira Guerra Mundial. Ano letivo 2014-2015.
 
Cristina Barcoso Lourenço, professora de História no Agrupamento de Escolas de Montenegro fez chegar até ao nosso projecto ESCOLAS algumas fotografias, textos e um vídeo, material que colectou e que tão bem reflecte o interesse particular dos seus alunos pela temática da participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial, demonstrando que aprender é também algo de muito divertido.

 

O Instituto da Defesa Nacional vai realizar no dia 11 de fevereiro de 2015, às 11h15, a segunda sessão do Ciclo de Conferências sobre “Portugal na Grande Guerra”. Esta sessão terá como conferencista o historiador Javier Ponce Marrero, Professor titular da Universidade de las Palmas, Gran Canaria, tendo por tema "España en la Primera Guerra Mundial: ¿Neutralidad?"

Dia 7 de Fevereiro, pelas 16h00, a Casa dos Cubos em Tomar recebe a exposição itinerante «Portugal e a Grande Guerra», que esteve patente até 30 de Janeiro na Assembleia da República em Lisboa. E, também em Tomar, nos dias 13 e 14, decorre a inédita iniciativa «Dias da Memória», um Collection Day dedicado à recolha de histórias e memórias da presença portuguesa na Primeira Guerra Mundial. 
Pág. 1 de 2