Notícias para abril 2014
O Centro de História da Universidade de Lisboa, em conjunto com a Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, anuncia o seu I Curso «A Grande Guerra 1914 - 1918», que se realizará todas as terças-feiras, de 6 de Maio a 3 de Junho de 2014.
Dia 23 de Abril de 2014 abrirá ao público o Quartel do Carmo em Lisboa, no âmbito do 103º Aniversário da GNR. Este ano, em que se comemora o 40º Aniversário do 25 de Abril, a Guarda Nacional Republicana não esqueceu igualmente de evocar a Grande Guerra e a participação portuguesa no conflito, com parte da sua exposição dedicada àquela grande conflagração.
O Arquivo Histórico Militar desenvolveu e lançou recentemente o seu portal «Memorial aos Mortos na Grande Guerra».
O AHM, instituição de recolha e salvaguarda de grande parte da informação relacionada com os teatros de operações militares portugueses, e que detem muitos dos arquivos relativos à Primeira Guerra Mundial, continua assim o seu labor de disponibilização online de informação relacionada com os espaços, o contexto e os homens na grande conflagração, permitindo ao público obter informação diversa, centralizada numa única plataforma de utilização intuitiva, e que inclui ainda um motor de pesquisa por combatente, que nos apresenta os nomes daqueles que faleceram naquele conflito.
Realiza-se nos dias 7 e 8 de Maio em Barcelona, na Universidade Autónoma, Faculdade de Filosofia e Letras, o Congresso Internacional «La Gran Guerra y sus consecuencias». Aqui apresentamos o programa definitivo do evento, para consulta dos interessados.
Encontra-se aberto até dia 30 de Junho de 2014 o Call for Papers para a Conferência «Neutral Italy 1914 - 1915», a realizar em Dezembro do mesmo ano em Itália, na Universidade Luiss Guido Carli, em Roma.
Os grupos de investigación en Literatura contemporánea, Teoria de la literatura y Literatura comparada e História, Memória e identidades da Universidade de Girona organizam em 24, 25 e 26 de Setembro de 2014 o Congresso Internacional «Una guerra civil de palabras: el impacto cultural de la Gran Guerra en Cataluña, España y Europa», que contará com diversos especialistas, incluíndo a historiadora e membro do Instituto de História Contemporânea Ana Paula Pires.
“1914 – Portugal no ano da grande guerra” é o mais recente livro do jornalista do semanário Expresso Ricardo Marques que chegou hoje às bancas com a chancela da Oficina do Livro.

Nos dias 9 e 10 de Outubro terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto o encontro «A Grande Guerra (1914-18): Problemáticas e Representações». Encontra-se aberto Call for Papers até dia 31 de Maio de 2014.