Notícias para março 2014
Esta aberto o Call for Papers para a Conferência Anual da Women´s History Network, com o título Home Fonts: Gender, War and Conflict, que se realizará de 5 a 7 de Setembro na Universidade de Worcester.
Hoje, na Fnac do Chiado, às 18 horas, terá lugar a Tertúlia 100 anos da Grande Guerra, moderada por Sérgio Veludo Coelho.
Está aberto o Call for Papers para a Conferência Internacional «The Culture of Peace in Europe During the Greart War», que decorrerá na Universidade de Sevilha entre os dias 26 e 27 de Novembro de 2014. O prazo limite para a apresentação de propostas é 15 de Junho de 2014.
Dia 24 de Março inaugura no Museu do Combatente - Forte do Bom Sucesso a exposição hiper-realista «A Trincheira». O museu albergará igualmente uma Exposição Fotográfica subordinada ao tema da Grande Guerra.
A Direcção de História e Cultura Militar (DHCM) está de parabéns pelo seu 55º Aniversário. E pelo relançamento de um dos mais interessantes autores da época, Augusto Casimiro, com o seu livro «Nas trincheiras da Flandres - 1917», em parceria com a Quartzo Editora.
Está aberto mais um Call for Papers dedicado à Primeira Guerra Mundial e suas consequências, desta vez relativo a África. Trata-se de chamada a Call para a Conferência Catastrophe or catalyst? African and African Diasporas’ visions arising from World War One, que se realizará nos dias 2 a 4 de Outubro de 2014 em Bayreuth, Germany.
Começam a chegar até nós Call for Papers para inícios do ano de 2015. É o caso do que aqui divulgamos, e que ocorrerá dias 27 e 28 de Março de 2015, patrocinado pelo Centro para a História da Violência da Universidade de Newcastle, na Austrália.

Informamos sobre a oportunidade que se encontra aberta para os que queiram concorrer, até 2 de Maio de 2014, à Bolsa de Doutoramento aberta pelo Departamento de História da Universidade de Sheffield. Trata-se de uma «Sheffield-British Library PhD Scholarship» para o projecto «A Comparative Analysis of Visual Propaganda in France and Britain during the First World War», oferecida pela University of Sheffield -Department of History.

Uma Exposição em Bruxelas mostra como vivia a população belga sob o jugo alemão durante a Primeira Guerra Mundial. Objectos que chegaram até nós, provenientes da época, e obras multimédia diversas, permitem ao visitante perceber melhor um conflito marcante para a História do Século XX.