Notícias para janeiro 2014
A Universidade de Roma "La Sapienza" abre Call for Papers para a sua nova Conferência Internacional de História e Ciência Política, subordinada ao tema da Primeira Guerra Mundial e seu Centenário.
Decorreu hoje a apresentação do livro "Escritas Privadas da Mobilidade e da Guerra", iniciativa conjunto do Centro de Estudos Regionais e da Fundação Caixa Agrícola do Noroeste.
O Instituto de História Contemporânea assinou protocolo com a Direcção de História e Cultura Militar no dia 15 de Janeiro de 2014.
 
Um momento de aproximação das duas instituições que trará, com certeza, muitos benefícios na persecução de objectívos mútuos, especialmente no que diz respeito à Evocação do Centenário da Primeira Guerra Mundial em Portugal.
Trata-se, sem dúvida, de uma parceria que consideramos uma mais-valia para o futuro da História Contemporânea portuguesa, e que aqui partilhamos.
Recordamos que o simpósio internacional de um dia, que se realizará em 27 de Junho de 2014 em Dublin, em Trinity Long Room Hub, apresenta ainda o seu call for papers aberto, finalizando a recepção de candidaturas a 31 de Janeiro de 2014.
100 anos depois de 1914. Reflexões sobre a guerra na Fundação Calouste Gulbenkian, dias 2 e 3 de Julho. Call for Papers aberto até 28 de Fevereiro de 2014.
Está aberto o Call for Papers para o I Colóquio Internacional «A Grande Guerra na Falerística». As submissões de propostas encerram a 15 de Março de 2014.
No âmbito do Centenário da Primeira Guerra Mundial, o Institut Français du Portugal (Avenida Luís Bivar, 91 em Lisboa) promove dia 30 e 31 de Janeiro o ciclo «Centenaire de la gande guerre», aberto ao público e com a apresentação de uma conferência (dia 30) e um documentário (dia 31) dedicado à presença de Portugal nesta grande conflagração.
«Por uma história mundial da Grande Guerra» ou «Pour une histoire mondiale de la Grande Guerre» é o nome da conferência que ocorrerá dia 30 de Janeiro de 2014 no Institut Français du Portugal, em Lisboa, às 19 horas, com a presença dos historiadores Nicolas Offnstandt e Nuno Severiano Teixeira. A entrada é livre até ao limite da sala e dos lugares da mesma.
A imprensa austríaca tem sido bastante crítica face à apresentação de um documento do Arquivo Nacional da Sérvia, e que os Sérvios reclamam absolve-los de qualquer «culpa» pelo início da Primeira Guerra Mundial.
Para assinalar o centenário da Primeira Guerra Mundial, a fundação "Forgotten Heroes 14 - 19" organiza diversas exposições e associa-se a instituições de renome mundial.