Notícias para 12 outubro 2014
Uma vez mais nos honra o auxílio dos nossos parceiros. Este é o caso da Câmara Municipal de Tomar, que aderiu aos «Dias da Memória» e se encontra presentemente em fase de divulgação desse evento marcante para a história e memória da Grande Guerra em Portugal, que ocorrerá na Assembleia da República entre 17 e 19 de Outubro. 
Concerto «Dias da Memória» do Centenário da Primeira Guerra Mundial pela Banda Sinfónica da GNR e Coro da Assembleia da República. 18 de Outubro 2014, 18h00, na Sala do Senado da Assembleia da República
 
No dia 26 de Outubro, pela 11h30, a Câmara Municipal de Alenquer em colaboração com a Liga dos Combatentes, organiza uma cerimónia de homenagem aos filhos do concelho, mortos em combate durante a primeira grande guerra.
Muito nos honra sempre o auxílio dos nossos parceiros. Este é o caso da Câmara Municipal de Alenquer, que aderiu aos «Dias da Memória» e se encontra presentemente em fase de divulgação desse evento marcante para a história e memória da Grande Guerra em Portugal, que ocorrerá na Assembleia da República entre 17 e 19 de Outubro. 
Refere a Câmara Municipal de Alenquer: 
 
«Alenquer na I Guerra Mundial

Município de Alenquer colabora com o projeto Portugal 14-18, promovido pelo Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa

Do nosso país, partiram para a Guerra mais de 100 mil soldados provenientes das mais diversas regiões. Morreram quase 8 mil homens, ficaram feridos também 8 mil homens; desaparecidos 6 mil e 7 mil foram feitos prisioneiros.

Sabendo que alguns dos soldados que participaram nesta Grande Guerra partiram do concelho de Alenquer, solicitamos que qualquer parcela de memória pessoal (histórias, fotografias, postais, cartas, medalhas, fardas, materiais, entre outros testemunhos) na posse dos descendentes desses soldados, seja partilhada com a Câmara, através da sua Unidade Técnica de Potencial Humano – Arquivo Histórico, ao cuidado de Filipe Rogeiro: tel. 263 733 304 (Seg. – Sex.: 09h-18h) ou para o endereço eletrónico do Arquivo Histórico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar." target="_blank" style="color: #1155cc;">arq.historico@cm-alenquer.pt

Este Programa é constituído por três projetos autónomos:

- Projeto Portal Portugal 1914-18 – www.portugal1914.org

Disponibiliza em acesso livre e aberto informação e documentos sobre a história de Portugal e a Grande Guerra, salientando o impacto do conflito no quadro local.

- Projeto Memórias da I Guerra Mundial 1914-1918 – www.facebook.com/memoriasdaguerra

Visa conhecer e contar a história dos soldados que foram para a guerra, os seus percursos, os dos seus familiares e de todos os que ficaram. E, naturalmente, os impactos da guerra na desestruturação das famílias.

- Projeto Dias da Memória – nos dias 17,18 e 19 de outubro, no Palácio de São Bento, recolha de testemunhos, histórias, peças, fotografias, postais, cartas, medalhas, diários, mapas, e documentos sobre a participação de portugueses na I Grande Guerra.



No dia 26 de Outubro, pela 11h30, a Câmara Municipal de Alenquer em colaboração com a Liga dos Combatentes, organiza uma cerimónia de homenagem aos filhos do concelho, mortos em combate durante a primeira grande guerra, durante a qual será descerrada uma placa evocativa do centenário da efeméride, que contará com a presença de guarda de honra cedida pela Força Aérea Portuguesa,  a cerimónia ocorre junto ao memorial dos combatentes, localizado no átrio do edifício dos paços do concelho.


Gabinete de Apoio à Presidência – Câmara Municipal de Alenquer»