Notícias para novembro 2013

Tal como foi noticiado, realizou-se nos dias 11 e 12 de Novembro de 2013 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa a Conferência Internacional «Guerra e Propaganda no Século XX», a qual se encontrou enquandrada nas evocações ao Centenário da Grande Guerra, levadas a cabo pelo Instituto de História Contemporânea, em colaboração com o Imperial War Museum, sediado em Londres. A conferência foi organizada pelo IHC (Maria Fernanda Rollo e Ana Paula Pires) e pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (Noémia Malva Novais) da Universidade de Coimbra.

Noventa conferências sobre temas relacionados com a propaganda em tempo de guerra, em diversos teatros de operações mundiais do século XX foram então apresentadas. Aceitando o desafio de publicar com brevidade os conteúdos, de forma electrónica e passível de uma maior consulta por parte de um público mais lato, temos agora noventa conferências que podem ser lidas em formato e-book, já disponível em: http://hdl.handle.net/10362/10758. E-book que permitirá aos presentes reavivar a memória e aprofundar as temáticas desejadas, assim como dará a oportunidade de leitura e compreensão dos trabalhos apresentados aos que se encontraram ausentes.

 

Recordamos o link com votos de boas leituras.

http://hdl.handle.net/10362/10758

 

 

 
Walter Koessler, soldado alemão, combateu nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Estudou arquitectura, e passou directamente da sala de aulas para os campos de batalha, onde chegou a oficial de batalhão de artilharia. Foi soldado, foi sobrevivente e foi sobretudo um entusiasta fotógrafo da grande conflagração.
 
Em Portugal, muito espólio de combatentes, na frente africana e europeia, encontra-se igualmente na posse dos seus familiares.
 
 
 
 
No dia 19 de Novembro de 2013, às 15 horas, o Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, conjuntamente com a Academia de História Militar Terrestre do Brasil, o Conselho Editorial da Revista do Clube Militar e o Conselho Deliberativo da Casa da FEB apresentam a palestra «Portugal e a Grande Guerra», proferida pelo Coronel César Augusto Araripe de Almeida Lacerda. O local escolhido para o evento foi o auditório do IGHMB na "Casa Histórica de Deodoro", um sobrado localizado no número 197 da Praça da República, no Rio de Janeiro, actualmente sobre responsabilidade administrativa do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana e que foi residência do Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República Brasileira.

Realizou-se nos dias 11 e 12 de Novembro de 2013 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa a Conferência Internacional «Guerra e Propaganda no Século XX», enquandrada nas evocações ao Centenário da Grande Guerra, levadas a cabo pelo Instituto de História Contemporânea, em colaboração com o Imperial War Museum, sediado em Londres.
Esta aberto o Call for Papers para 1914 - 1944: Clashing Anniversaries or Multi-Directional Memories. A one day conference on the competition and negotiation of the past.

A 13 de Junho de 2014 realizar-se-à na Cloisters Room da Universidade de Chichester, West Sussex (Grã-Bretanha) uma conferência de um dia inspirada na relação entre dois significativos eventos, comemorados em 2014: o início da Primeira Guerra Mundial em Agosto de 1914 e o Dia D em Junho de 1944. As duas datas são importantes marcadores históricos, pertencentes à memória da Grâ-Bretanha e da Europa e as suas consequências providenciaram um contexto intrigante no qual se podem examinar assuntos relacionados com a cultura, a política e o poder correlacionados com as actividades de evocação e memória, numa sociedade mais abrangente.

O The Voice of Russia anunciou que irá criar um “museu virtual da Primeira Guerra Mundial” por ocasião do Centenário da grande conflagração. O objectivo desse portal, consultável na internet, será o de realçar os eventos mais importantes relacionados com este conflito, e espera-se que esteja pronto em Agosto de 2014.
Encontra-se aberto o Call for Papers.
Submissão de propostas: 15 de Outubro a 30 de Novembro de 2013

Realizou-se no dia 7 de Novembro o Encontro Internacional “Guerra, Universidade e Ciência” na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.